top of page

EXERCÍCIO 4 - CORAIS

4.1

EXERCÍCIO 4.1 - CORAL ESPINHOSO

Criar duas circunferências embutidas uma na outra, a primeira com 2un de raio e a segunda com 4un raio e fazer uma cópia destas circunferências colada a 12un de distância no plano x.

 

No centro de cada dupla de circunferências criar uma linha vertical com 10un.

Com o comando "Dim" intruduzimos a legenda do raio das circunferências e depois criamos uma circunferência vertical de 2 pontos entre duas linhas verticais, como mostra na figura ao lado.

Com o comando "Trim" e com base nas duas linhas verticais cortamos a parte de baixo da circunferência e com a meia circunferência de cima e as linhas verticais utilizamos o comando "Join" para juntar a arcada (Imagem 2).

Captura de Ecrã (733)_edited_edited.jpg

O próximo passo é criar as quatro linhas que nos vão guiar na construção das superfícies exterior e interior.

Na layer "geometria 2" utilizando o comando "helix" e selecciana-se as opções "around curv",  "1 volta", acciona-se a opção "torção invertida" e escolhe-se 12 pontos (repete-se este processo num dos pares das circunferências, tanto no 2º como no 4º quadrante em cada uma das duas circunferências). O resultado é o que mostra a Imagem 3.

 

Com as linhas guias da construção já é possível criar o nosso objecto. Urilizando o comando "sweep 2" seleciona-se o  2º quadrante da circunferência menor, depois o 4º quadrante da mesma circunferência e cria-se assim a primeiro camada (Imagem 4), esta acção é para ser realizada na layer "superfície interior".

Para terminar a estrutura base dos nossos corais faz-se o mesmo processo para a circunferência exterior (Imagem 5), mas desta vez utilizamos a layer "superfície exterir". 

Imagem 1_edited.jpg
Imagem 2_edited.jpg
Captura de Ecrã (735)_edited_edited.jpg
Captura de Ecrã (737)_edited_edited.jpg

Já com a estrutura do coral criada falta criar os seus espinhos, para isso, na layer " Coral 1" cria-se em frente à estrutura do coral um quadrado de 5 por 5 e no seu centro uma linha vertical com 2,5un. Depois com a opção de curva com inicio, fim e direcção uma linha curva desde o quadrado ao fim da linha vertical. Faz-se uma circunferência a começar no centro do quadrado até ao final da linha curva e utilizando o comando "RailRevolve" cria-se a superficie do primeiro espinho e copia-se mais três vezes de modo a criar um painel de quatro espinhos (Imagem 8) finalizando este passo agrupando od quatro espinhos.

Captura de Ecrã (22)_edited.jpg
Captura de Ecrã (23)_edited.jpg
Captura de Ecrã (25)_edited.jpg

Com este painel criado falta criar a grelha no coral para puder colocar os espinhos como capa do coral. Utiliza-se o comando "ptGridSurfaceDomaninNumber", selecciona-se primeiro o parte interir do coral e diz-se que o número em U é 12 e o número em V é 5. Repete-se o mesmo comando para o parte exteriror do coral.

Esta estrutura copia-se duas vezes para servir de base a cada um dos próximos corais.

No próximo passo utilizando o comando "ptPainel3Dcostumer" selecciona-se a grelha criada no coral interior, depois a grelho do coral exterior, nas superficcies começa-se por escolher também a inteiror, seguida da exterior e depois as quatro dos espinhos criados como objectos, dá-se enter e a capa espinhosa é criada entre as duas camadas do coral criando assim o nosso CORAL ESPINHOSO.
 

Captura de ecrã 2022-02-03 122045_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 122214_edited.jpg
4.2

EXERCÍCIO 4.2 - CORAL TENTACULAR 1

Já temos a base do coral copiada, falta apenas criar a capa dos tentaculos. Começa-se então por criar um quadrado de 5un por 5un. No centro do quadrado uma linha vertical com 5un, no topo dessa mesma linha um círculo com um raio igual a 1, depois criam-se duas linhas auxiliares que têm início no segundo quadrante e uma vai até ao centro do quadrado e a outra até midpoint do lado esquerdo do quadrado. Selecciona-se o botão "Control Point Curve" (menú lateral) e cria-se uma linha curva pelos três pontos do triângulo criado e no final cria-se um circulo na base (Imagem 11).


No próximo passo utilizamos o comando "RailRevolve" selecciona-se a linha curva anterior em relacção ao círculo segundo o eixo  (linha vertical) e criamos então a forma do tentáculo que vamos utilizar como pele para o coral. Assim como no coral espinhoso copio este tentáculo três vezes criando assim um painel de quatro tentáculos.
O processo para colocar este grupo de tentaculos no coral é o mesmo que o do tentáculo anteriro:

    - ptPainelCostumer (grelha interior, grelha exterior, coral inteior, coral exterior, tentáculos > enter).

Assim está então criado o nosso segundo coral, CORAL TENTACULAR 1.

 

Captura de ecrã 2022-02-03 160952_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 161702_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 162305_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 162856_edited.jpg
4.3

EXERCÍCIO 4.3 - CORAL TENTACULAR 2

Passamos então ao último coral. Mais uma vez já temos a base do coral copiada, falta apenas criar a capa dos tentaculos. Então como base o mesmo procedimento, criar um quadrado de 5un por 5un. No centro do quadrado uma linha vertical com 2,5un. Subdivide-se a linha vertical em 5 partes iguais e desenham-se dois circulos, os primeiros círculos é onde a linha tem 1un de altura e o segundo conjunto de círculos quando tiver 2,5un de altura. Então os circulos mais em baixo têm os seguintes diâmetros: 4.75un, 2un no ponto dois da linha vertical há apenas um círculo com diâmetro de 3.5un.

No circulo mais pequeno desenha-se uma esfera e utilizando o comando "trim" recorta-se a parte superior. Com o comando "Loft" seleciona-se o círculo mair à cota 1, seguido do círculo de maior cota e por fim o menor dos três círculos, ter em atenção se os vectores estão na direcção pretendida e dá-se enter para criar a superfície.

Por fim executa-se outro "Loft", neste caso entre o quadrado de 5 por 5 e a circunferência de maior diâmentro. Aplica-se o mesmo mateiral às três superfícies diferentes, faz o comando "join" para juntar as três peças numa só e copiam-se três vezes de modo a criar o painel de quadro tentáculos como nos outros corais.

O processo de aplicação dos tentáculos ao coral é o mesmo que os anteriores e no fim temos então acabado o nosso CORAL TENTACULAR 2 e assim termina o exercício 4, relacionado com os corais.


 

Captura de ecrã 2022-02-03 170720_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 171555_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 171523_edited.jpg
Captura de ecrã 2022-02-03 172238_edited.jpg
bottom of page